Consulta de Exame

Solicite sua coleta
em domicílio


83 3208.5353

Notícias

Cinco dicas para perder o peso que você ganhou nas festas de fim de ano

A maneira como você irá se comportar ao retornar à vida “normal” determina se terá uma perda de peso saudável e duradoura


05/01/2021


Após a tradicional época de festejos de fim de ano, além das férias, é normal que aconteçam saídas da rotina – e da dieta. O organismo reage ao excesso de calorias, mas algumas dicas básicas podem ser muito úteis a fim de te motivar a “voltar a linha” sem grandes prejuízos.

Há quem recorra a promessas milagrosas para aliviar o peso na consciência. O principal ponto de partida, no entanto, é dar um chega para lá na culpa e retomar aos hábitos saudáveis de maneira natural.

Nesse momento, o desespero se torna o pior inimigo para recuperar o peso, já que esse tipo de estresse pode trazer ou acompanhar, até mesmo, quadros de compulsão alimentar.

O segredo é que não existe segredo. A maneira como você irá se comportar ao retornar à vida “normal” determina se terá uma perda de peso equilibrada e duradoura.

Primeiramente, respeite seu corpo e, depois, regresse à rotina focada no bem-estar.

Algumas medidas, como retomar a prática de atividades físicas, já ajudam bastante. Veja outros cinco conselhos abaixo:

• Aumentar o teor proteico da dieta (de 1,5 a 2,0g por kg, a depender do seu peso);

• Optar por alimentos com baixa densidade calórica, resultando em um planejamento alimentar com restrição calórica moderada;

• Monitorar o peso, de preferência com auxílio profissional e grupos que promovam motivação;

• Aumentar a ingestão hídrica e de compostos naturais que auxiliam a diurese, já que grande parte da mudança da composição corporal é causada por uma retenção hídrica, e não apenas gordura. Chás com efeito diurético colaboram bastante para desinchar. Chá-verde, de hibisco e de cavalinha são bons exemplos. Lembre-se de consumir acompanhado da ingestão de água;

• Encarar um dia de cada vez, afinal, levamos tempo para engordar. Para emagrecer, não seria diferente. É preciso manter a motivação e entender que a adaptação de um estilo de vida saudável depende das nossas escolhas. À medida que nos mantemos no foco, o processo se torna mais fácil de realizar.

Fonte: Metrópole
 


Outras notícias