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3 dicas de saúde para mantê-la em dia

Se o gênio da lâmpada lhe desse apenas um pedido? Certamente muita gente pediria coisas materiais ou dinheiro. Poucos se lembrariam de saúde.


12/11/2020


Isso porque costumamos pensar nela só quando está doente. Mas, não há dinheiro, viagens ou iates no mundo que você possa aproveitar sem ela. Por isso é melhor sempre prevenir do que remediar, como diz o ditado.

E isso pode ser feito com dicas simples e básicas, mas que dependem muito do autocuidado e, principalmente, de disciplina. Infelizmente com as atribulações do dia a dia é fácil deixar hábitos saudáveis de lado.

Reflita: Quantos litros de água você bebe por dia? Faz alguma atividade física? Quando fez seus últimos exames? Ficou decepcionado com as suas respostas? Esse artigo é para você!

Mas calma! Nem tudo está perdido. Sempre é tempo de mudar e só focar nas três dicas que vamos te dar ao longo do texto!

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura e tome nota!

Tenha uma alimentação saudável

Uma boa alimentação pode evitar o surgimento e também ser responsável pelo aparecimento de doenças, depende do que você coloca no prato.

Com a facilidade dos fast foods é fácil ser seduzido por eles. São rápidos, práticos e dão até a ilusão de ser mais baratos, mas não se você colocar nessa conta os prejuízos para o seu corpo. À primeira vista pode parecer que consumir alimentos mais saudáveis é mais caro e mais “trabalhoso”. Mas o ganho na disposição vale a pena.

Veja alguns hábitos alimentares saudáveis
Dica número um dos nutricionistas: descasque mais e desembale menos;
Prefira alimentos orgânicos, lembrando que em nove meses o Governo Brasileiro liberou 375 agrotóxicos, o que reacendeu os debates sobre os limites aceitáveis de consumo;
Sim, alimentos orgânicos costumavam ter os valores mais altos, mas com a sua popularização, os preços já estão mais baixos;
Evite alimentos enlatados ou conserva. No Brasil, mais de 260 mil pessoas faleceram por doenças cardiovasculares, em 2018, segundo a OMS;
Reduza o consumo de sal. Já são 30 milhões de brasileiros com hipertensão;
O mesmo com o açúcar. Temos 12,5 milhões de diabéticos;
Beba pelo menos 2,5 litros de água por dia; Hidrata e evita problemas nos rins;
Cultive o hábito de cozinhar em casa e levar o almoço para o trabalho. Assim vai ter certeza do que está consumindo;
Evite cigarro;
Evite o consumo de bebida alcóolica.
Mantenha os exames em dia
Realizar exames periodicamente é uma forma de evitar ou até descobrir enfermidades no início e contribuir para a cura. Alguns tipos de câncer-como de colo de útero e de mama- quando descobertos no início, podem ser curados.

Temos vários casos, inclusive de pessoas públicas, como o recente da apresentadora Ana Furtado, que inclusive encabeça campanha de prevenção.

Veja exames importantes para o ckeck-up
Hemograma completo;
Exames de imagem simples;
Coleta de fezes e urina;
Para as mulheres: exames ginecológicos;
Para os homens: exames periódicos e urológicos;
Controle de níveis de colesterol e pressão arterial
E o principal: tentar controlar os níveis de estresse, que é responsável por vários transtornos psicológicos.
Pratique alguma atividade física
É comprovado que os benefícios das atividades físicas para o corpo e também para a mente. Principalmente para quem tem várias responsabilidades e precisa de uma válvula de escape para relaxar. Mas nem todo mundo é adepto da academia. Para esses há uma infinidade de outras atividades que podem ajudar, mas não se esqueça de fazer um check-up antes.

Veja algumas dicas de atividades
Evite o sedentarismo;
Procure alguma atividade que te dê prazer;
Pratique pelo menos três vezes na semana;
Pode começar nem que seja com uma caminhada;
Deixe o carro em casa e vá de bicicleta para o trabalho. Faz bem para você e para o meio ambiente;
Faça atividades em grupo. É mais fácil de não desistir.


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