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Geriatra lista 4 dicas para o envelhecimento saudável

Manter a saúde e a independência ao chegar na terceira idade pode ser mais simples do que parece


27/02/2018


Mas, para garantir um envelhecimento saudável é necessário um conjunto de esforços tanto do idoso como de parentes próximos e cuidadores.

Veja quais cuidados para prevenir ou minimizar os impactos causados pelos problemas crônicos de saúde em pacientes mais velhos. Tudo para assegurar uma vida longa e produtiva.

1. Deixar em dia a vacinação.
“A vacina contra a influenza (gripe) reduz a incidência da doença, assim como suas taxas de hospitalização e morte, mas é importante lembrarmos outras vacinas que fazem parte do calendário vacinal do idoso”, ressalta a médica. Imunização contra o pneumococo (causador da pneumonia), hepatite B, herpes zoster (popularmente conhecida como “cobreiro”) e tríplice bacteriana contra tétano, difteria e coqueluche também são muito importantes.

2. Acompanhamento médico para monitorar doenças.
Atuar no rastreamento de doenças – como hipertensão, diabetes, osteoporose e câncer – tem influência direta com a qualidade de vida do idoso. “Devemos monitorar ainda sintomas e condições que tenham impacto na saúde, qualidade de vida e segurança dos idosos, incluindo declínio cognitivo, depressão, instabilidade de marcha e quedas, perda de peso e declínio funcional”, ressalta a geriatra.

3. Praticar exercícios físicos regularmente.
A profissional sugere a inclusão de exercícios físicos no dia a dia – desde que com o acompanhamento de profissionais habilitados para evitar lesões e agravos à saúde. Entre as categorias de exercícios que devem fazer parte do programa de atividades físicas dos idosos estão os aeróbicos, de fortalecimento muscular (musculação ou treinamento de resistência) e de equilíbrio (a exemplo do tai chi chuan).

4. Ter cuidado com hábitos não saudáveis
Abandonar o cigarro, limitar o consumo de álcool e ter cuidado com a alimentação desregrada são alguns dos pontos essenciais para envelhecer bem. O paciente deve ter cuidado com hábitos não saudáveis. “Os idosos devem fazer três refeições principais, com três lanches nos intervalos entre elas. Devem comer devagar, mastigando bem os alimentos, o que contribui para a sensação de saciedade, facilita a digestão e a absorção dos nutrientes. Devem ainda evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, e beber, no mínimo, dois litros de água por dia”, acrescenta.

Fonte: Casa Saudável | Blog NE10

 


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