Consulta de Exame

Solicite sua coleta
em domicílio


83 3208.5353

Notícias

10 dicas de limpeza para evitar as alergias dentro de casa

O inverno é a época em que aumenta o número dessas doenças respiratórias, por causa dos ambientes fechados e o clima seco e frio.


26/09/2017


 As alergias estão presentes na vida de muitos brasileiros e diversos fatores podem desencadeá-las: alterações climáticas, estresse, sedentarismo e o contato direto com micro-organismos alérgenos presentes em toda parte, como ácaros, fungos e mofo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, 35% da população brasileira possui algum tipo de alergia respiratória, entre elas: rinites, bronquites, sinusites e faringites. O inverno é a época em que aumenta o número dessas doenças respiratórias, por causa dos ambientes fechados e o clima seco e frio.

O tratamento das alergias deve ser baseado no controle alimentar, em vacinas e remédios e no cuidado diário com o ambiente doméstico, para eliminar qualquer produto ou atitude que possa gerar a doença.

As alergias trazem tosse, espirros, coçam, e até podem dificultar a respiração das pessoas. Os causadores delas: ácaros, poeira, mofo e fungos estão presentes em toda parte, principalmente dentro de casa. Para evitá-los, determinadas mudanças nos hábitos de limpeza, na arrumação e faxina do lar são fundamentais para um ambiente mais saudável para toda a família.

Os quartos são os cômodos que precisam de mais atenção por causa da quantidade de horas que as pessoas passam dentro deles. Especialmente a cama, que apresenta condições perfeitas para o desenvolvimento de colônias de ácaros, fungos e mofo.

Para manter sua casa arrumada e livre desses micro-organismos causadores das alergias, confira as 10 dicas simples que separamos para você:

-Evite o uso de vassouras, prefira o aspirador de pó e panos úmidos;

-Troque produtos químicos de odor intenso por detergentes biodegradáveis ou álcool;

-Elimine os amaciantes de roupa e sabão em pó comum, substitua-os pelo sabão de coco líquido, em pó ou em barra;

-Acabe com o acúmulo de jornais e revistas;

-Deixe os cômodos bem arejados;

-Evite irritantes respiratórios: tintas, ceras, removedores e produtos químicos com cheiro forte;

-Elimine ao máximo fumaça de cigarro;

-Substitua as cortinas de pano por persianas;

-Troque os travesseiros de pena ou de pluma, eles são ricos em queratina que é o alimento preferido dos ácaros;

-Elimine carpetes, tapetes e bichos de pelúcia.


Outras notícias